Thriller: 25 anos e um Golimar depois

É isso aí! Há 25 anos surgia o maior fenônemo musical de todos os tempos - em termos de vendagens, que fique claro. O álbum "Thriller", de Michael Jackson, chegava às lojas em 1983, sustentado por uma alucinante campanha de marketing e um videoclipe idem (como, aliás, tudo que envolve o MJ). Eles venderam tanto que até perderam as contas (sério!) e estimam baseado em números do Guiness Book.

Se fosse hoje, em precisava de maquiagem! Mas marcou... via Sobre Isso

Com músicas do quilate de "Beat It", que tem uma versão hilária de Richard Cheese, e "Billie Jean", além da própria "Thriller", o álbum foi o ponto alto da carreira do astro pop, que, depois dele, nunca mais foi o mesmo. Aliás, o videoclipe (assustador para um garoto de 5 anos que ainda lembra de seu lançamento no Fantástico) parecia predizer as transformações que a vida do artista sofreria dali pra frente. Impressionante!

Em fevereiro vão lançar uma edição comemorativa com faixas bônus, remixes e participações especiais. Fica a pergunta: será que vai vender alguma coisa? É esperar pra ver. Enquanto isso, deixo você com 2 momentos originais e 2 paródias direto do Youtube.

(Antes de continuar dei uma paradinha pra rever o videoclip de "Thriller", que no Youtube não permitem colocar em outras páginas. Se você quiser ver, abra uma nova janela do navegador e digite - ou copie e cole - o endereço http://www.youtube.com/watch?v=AtyJbIOZjS8&feature=related.

Mas voltando ao clipe, são 13 minutos de um curta-metragem-musical, com a história de um casal jovem que sai do cinema, que passava um filme de terror, e se depara com cenas horripilantes nas ruas. O video inteiro é na verdade uma quase-paródia dos roteiros-padrão de filmes de terror, com a menininha indefesa que sai gritando pelas ruas e sempre vai parar num lugar de onde não tem como fugir. Não por acaso, o filme foi co-escrito e dirigido por John Landis, diretor de um dos grandes clássicos do suspense/terror:


Um Lobisomem Americano em Londres - que inovou justamente por não seguir estes estereótipos. Quem já viu pode confirmar, quem ainda não viu, deve.)

Abaixo você vê o vídeo de promoção do relançamento de "Thriller", com entrevistas de Quincy Jones, Beyonce e outros ilustres-desconhecidos. Dá pra ver em alguns momentos a histeria que girava em torno de MJ.

Aqui você vê o MJ numa apresentação no programa de TV Motown 25, exibido em 1983 e indicado ao Emmy. Dá pra ver claramente o estilo único que consagrou o astro e faz a gente se perguntar: onde foi que ele se perdeu?

Golimar mar mar mar - não vi muita graça nisso, mas é interessante notar como o ocidente e o oriente produzem coisas... ééé... mmmmm... hããã... curiosas (?!)... quando se encontram:




<< Fotografia: pôr-do-sol (ou aurora) num rio desses....Tropa de Elite: um outro Cidade de Deus? >>



Comentários