Greenpeace, black pixel e trabalho em equipe direto da Turquia

Viu o buraco negro no canto superior direito?

Que o Greenpeace é mestre na arte de aparecer com ações de grande impacto visual, ninguém pode duvidar. Mas o que poucos talvez imaginem é que a ONG ambiental também direciona sua criatividade para ações menos visíveis, mas que podem eventualmente ser mais eficazes que as "aparecidas".

Exemplo é o projeto Greenpeace Black Pixel, em que os ambientalistas desenvolveram um pequeno programa que é instalado no computador e deixa um quadrado preto (o tal black pixel) no local que você escolher na tela. Segundo eles, e o C.E.S.A.R. - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife -, o quadrado economiza energia em monitores de Plasma e CRT (aqueles mais antigos, grandes e quadradões).

Seria o equivalente a 0,057 watts/hora, ou o consumo de 1.425 lâmpadas de 40w por hora com 1 milhão de black pixels ativos. Dá pra fazer uma árvore de natal. Claro que precisa da colaboração do maior número possível de pessoas. Infelizmente meu monitor é LCD e o programa é ineficaz para mim, mas se o seu monitor for do tipo certo, por que não?

E por falar em colaboração...
Vai aí um vídeo muito bacana. É uma propaganda de um banco turco (isso mesmo, turco) toda feita com pessoas realizando coreografias sensacionais. Como se fosse um stop motion, sem o stop. Isso é que é trabalho em equipe. Genial!

Comentários

  1. Muito boa a iniciativa e aliás essa história de que fundo preto economiza energia não é de hoje, é só ver o http://www.eco4planet.com por exemplo, um site de buscas no Google com fundo preto pra economizar (além de ser mt bonito), que tem um blog ótimo também.
    []s

    ResponderExcluir
  2. Boa dica, Marcelo!

    Já tinha visto um projeto do Google a este respeito, mas não conhecia o eco4planet...

    Passarei a utilizá-lo.

    Abraços,
    Alexandre.

    ResponderExcluir

Postar um comentário