Big Brother Brasil 8: Orwell e Nossa Querida Dose de Fofoca Diária

Em sua oitava edição o programa campeão de audiência começa hoje reciclando a fórmula criada pela empresa Endemol no final da década passada. Mas o que este programa tem de tão atrativo, além das beldades que colocam na "casa mais vigiada do país"?

>> Imagem divulgada pelo site oficial do BBB

Psicologia, sociologia, antropologia e comunicação social são algumas das ciências sociais que já produziram farto material sobre o fenômeno BBB. Os programas tipo reality show de fato são excelentes fontes de estudo para as mais diversas áreas de estudos acadêmicos e minha intenção aqui não é nem de longe fazer uma análise do que já foi produzido sobre o BBB, mesmo na área de comunicação, que é mais minha praia.

Fofoca moderna
Na minha opinião um dos grandes atrativos do programa é a atualização de uma velha prática social conhecida nos mais distantes rincões do planeta. A boa e velha fofoca. OK, os homens (e as mulheres também) querem mais é ver o rala-e-rola. Concordo. Mas o que acontece no dia seguinte? É o Bruno falando com o Wesley sobre o quanto a BBB-Fulana de Tal é gostosa, vagaba, ou qualquer coisa assim. Ou a Edna conversando com a Joana sobre a nova decoração da casa, ou sobre como a BBB-Cicrana tem uns pneuzinhos saltando pelas laterais, ou se perguntando se o BBB-Beltrano é ou não é gay.

Pro bem ou pro mal
É mais ou menos como aqueles comerciais do jornal que incitam as pessoas a lerem o periódico para poderem ter o que conversar de "útil". Por outro lado, a sociedade moderna condena a fofoca, especialmente quando ela é sobre pessoas próximas (no trabalho, na família, etc) ou, pior, quando é sobre nós mesmos! Isto embora quase todos fofoquemos, em maior ou menor grau (coisa que talvez os teóricos da evolução possam explicar).

O que fazem os reality shows, neste caso, é disponibilizar farto material para suprir esta necessidade humana incomensurável de falar da vida alheia, pro bem ou pro mal. E ainda bem que não é a nossa, né? Ou será que é?

Artigos interessantes (ou não) sobre o tema:
Guerra e Paz no BBB
O POVO, UNIDO, JAMAIS SERÁ...
Jornalismo de fofoca é imprensa?
sinceramente
O Brasil do Big Brother 
(todos os links quebrados)

Site oficial: Big Brother Brasil

Sobre Big Brother original:
O Big Brother de Orwell
1984 (livro)
Quem é o Grande Irmão (Big Brother)?
O erro de Orwell e a verdade do Big Brother (link quebrado)


<< Batman Cavaleiro das Trevas - Novo Trailler com Legendas em Português!Cinema: como será 2008... >>


Comentários

  1. É.. eu acho que é uma fórmula que, de certa forma,satisfaz nosso desejo de onipotência (podemos eliminá-los, mantê-los), onisciência (sabemos de tudo que falam) e onipresença (Quem assina aquela canal 24 horas pode estar em todos os locais o tempo todo)...
    Uma espécie de brincar de deus..
    Bom, depois de 5 anos de análise, desse mal não sofro mais... com meu IBOPE a Globo não pode contar,
    rs
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário