Biblioteca 2.0: Conceito Colaborativo Extrapola Fronteiras da Internet

Estava eu neste fim-de-semana em Brasília resolvendo assuntos personalíssimos quando chegou a hora de almoçar. Procurei um restaurante perto do local onde estava, no domingo. Almocei, uma comidinha meia-boca, mas que resolveu um dos problemas do dia.

Para resolver o outro, eu precisava de um cybercafé. Tinha que fazer umas pesquisas, encontrar algumas informações de que eu necessitava antes das 3 da tarde. Andei, andei, andei... e nada! Era na região da 714 norte. E foi ao passar em frente a um ponto de ônibus que encontrei a solução para meu problema. Não, não era um ponto de acesso público à internet. Era algo mais extraordinário, e que se torna mais extraordinário ainda quando pensamos que isto acontece em pleno coração do Brasil.

Uma estante, daquelas de metal, com algumas dezenas de livros e revistas. Eles estavam lá não apenas para serem lidos enquanto espera-se o ônibus, mas para serem emprestados. Sem supervisão, sem ninguém cuidando, apenas um aviso que pedia que se pegasse somente um livro por vez e outro solicitando que o usuário ajude a manter a prateleira organizada!

Não, não é sonho nem delírio. E também não estou falando de algum país da europa. É a mais pura e brasileira realidade que possa existir: algumas dezenas de pontos de ônibus com mini-bibliotecas públicas, gratuitas, de acesso livre e de espírito completamente colaborativo.

Em minha humilde opinião o conceito de Web 2.0 jamais foi tão bem aplicado quanto neste projeto. E espero que esta idéia se espalhe pelo mundo inteiro. Parabéns ao pessoal do Açougue Cultural T-Bone pela brilhante iniciativa!

Comentários

  1. Oi Alexandre, obrigada pelo comentário carinhoso lá no Brasil do Bem, seu blog também é muito legal. Abraços!
    Janeisa

    ResponderExcluir
  2. Alexandre, que maravilha isso!! Tô besta. Estou passando a dica a todos que conheço em BSB.

    Obrigada por aceitar o convite para a coletiva.

    Um abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário