CINEMA & LITERATURA: MAIS UM (GRANDE) ESCRITOR CONVERTIDO AO MUNDO DO CINEMA

Depois de Frank Miller se render ao mundo do cinema, influenciado pelo troublemaker Robert Rodriguez, com obras suas sendo adaptadas para as telonas, outro autor acaba de entrar para o rol: José Saramago, com seu "Ensaio Sobre a Cegueira".

Faço o comentário por um motivo simples: ambos (Miller e Saramago) muito relutaram a deixar obras suas serem adaptadas. Miller, o quadrinista, por causa de uma incursão frustrada como roteirista há alguns anos (Robocop 2, lembra?). Saramago, acho que por birra mesmo, ou medo das aberrações que hollywood costuma produzir.

Mas por algum motivo, o português deu sinal verde para Fernando Meirelles ("Cidade de Deus", "O Jardineiro Fiel", "Domésticas") adaptar "Ensaio Sobre a Cegueira" para a grande tela e o resultado é este:



Se você não entendeu, Meirelles, parecendo um menino doido pra mostrar um grande feito ao pai (e esperando o devido reconhecimento), acaba de assistir ao filme junto com Saramago e o resultado é o visto no vídeo. Abaixo vai um trailler de "Cegueira" (Blindness), com legendas em português de Portugal:



Se quiser uma informaçãozinha a mais sobre as impressões de Saramago, dá uma olhadinha no blog to Marcelo Tas, clicando aqui. Veja na TVCT um programa sobre adaptações literárias para o cinema, clicando aqui.


* * * Compare preços de presentes no Buscapé: CD Bruno & Marroni, Perfumes, DVDs, Flores, Jóias, Celular, Livros, MP3 Player, Câmera Digital

* * *

Comentários

Postar um comentário