Arquitetura, Congresso Nacional e Democracia: o Meio é a Mensagem.

Costumo dizer que comunicação não é tudo, mas tudo é comunicação. Por exemplo, numa campanha política, há várias disciplinas e áreas envolvidas, administração, recursos humanos, financeira, logística, comunicação e outras. Obviamente, comunicação não é tudo: sem as outras áreas uma campanha não existe.

Congresso Nacional - Foto: Ana Batista

Mas tudo é comunicação, quer dizer, a forma como as outras áreas trabalham, se interconectam e se apresentam, comunica uma ou mais mensagens. Assim é com praticamente tudo na vida, desde o mais prosaico acontecimento do cotidiano, até uma guerra tosca como a de Israel.

Arquitetura e Comunicação
Não poderia deixar de ser com a arquitetura, que aliás, tem mais a ver com comunicação do que imagina a vã filosofia dos mortais comuns. Em alguns casos, vai ainda além. Digo isto a propósito de uma viagem a Brasília que fiz em dezembro, quando finalmente, pela primeira vez na vida, entrei no prédio do Senado Federal. Mas foi na saída, ao olhar de longe aquele imponente edifício, que fiz a conexão.

O complexo do Congresso Nacional está implantado em Brasília de modo que ele é o prédio mais vistoso (logo, importante) da Praça dos Três Poderes. Não há como não enxergar isso. Difícil também não chegar a esta conclusão. E isso, conscientemente ou não, transmite uma mensagem a quem quer que observe aquele conjunto arquitetônico, seja ao vivo, seja pelos meios de comunicação - TV, fotos, etc.

O Brasil é (para ser) um país eminentemente democrático. Por mais que se falem em, e se arquitetem, golpes e ações afins. Por mais poder que o presidente da república venha a acumular, como já ocorreu em épocas não muito distantes, haverá sempre aquele monumento à democracia a nos lembrar, a todos os brasileiros, que tipo de país somos - pro bem ou pro mal.

E embora os últimos 20/30 anos nos informem uma imagem não muito boa da instituição e dos nobres mandatários, a mensagem máxima que o prédio do Congresso há de transmitir é justamente a da democracia. Que apesar de ser como é no Brasil, ainda nela se deposita a grande esperança de virmos a ser um grande país, uma grande nação.




Bookmark and Share

Clique aqui para receber novos textos direto no seu e-mail!

Comentários