Com!cursos 001 - Cespe/IPEA 2008/Assessoria de Comunicação - Questões 51 e 52

 Imagem: jaylopez / stock.xchng
Aproveitando o grande número de concursos para a área de Comunicação, decidimos ajudar os concurseiros de plantão, inaugurando a seção com!cursos, aqui no com!pensar. Nos moldes do Questões Comentadas de Concursos, publicaremos aqui questões de concursos da área de Comunicação Social para que você responda, comente e compartilhe com os amigos.

Nós colocaremos, pelo menos uma vez por semana, questões de concursos passados, recentes ou não, sem a resposta. Você responde no comentário, com base em seus conhecimentos, de preferência sem pesquisar nos livros e na rede, a fim de forçar a memorização. Durante as publicações seguintes, colocaremos as respostas das questões publicadas anteriormente.

E para começar, questões do último concurso do IPEA, realizado em Dezembro de 2008 (Cargo 004 - Técnico de Desenvolvimento e Administração - Perfil: Assessoria de Comunicação). As provas do Cespe são do tipo (C)erto ou (E)rrado:

A todo momento, na área da informação, são difundidos fatos que os gatekeepers consideram, de acordo com sua cultura profissional, de interesse público. Considerando os fatores fundamentais para a organização da agenda de notícia, julgue os itens a seguir.

51 Acontecimentos fora do comum estão entre os valores-notícia primários que orientam o processo de construção de uma agenda noticiosa. Resposta (30/01/2009) - C.

52 Seleção e hierarquização estão entre os principais fatores que orientam os gatekeepers em suas rotinas produtivas de aceitar ou rejeitar acontecimentos. Resposta (30/01/2009) - C.



Comentários