Acordo Ortográfico - Mais Uma Razão Para Usar Softwares Livres

Tela do editor de textos Writer, da comunidade BrOffice de código livre (free software)
Já faz bastante tempo que aposentei aqui em casa os programas de escritório da Microsoft. Uso o BrOffice, que tem os programas similares, com qualidade igual (em alguns casos superior) e por um preço imbatível: completamente gratuitos. Além disso são programas de código aberto e livres, construídos em colaboração por milhares de pessoas ao redor do mundo.

Também não uso o navegador Internet Explorer, da mesma Microsoft. Uso o Mozilla Firefox, também livre, que ainda considero o melhor - embora lhe faltem algumas coisas que estão vindo na próxima edição e a despeito do zunzunzum em torno do Chrome, da Google.

Uma Razão ou Outra
Não vou enumerar aqui todas as razões pelas quais uso estes softwares, talvez no futuro. Mas gostaria de falar da mais recente e que diz respeito a umas 250 milhões de pessoas ao redor do planeta: o acordo ortográfico da língua portuguesa, que entrou em vigor no início deste ano de 2009.

Provavelmente você usa o Word, da Microsoft, para escrever seus textos, trabalhos escolares, projetos, etc. A empresa divulgou recentemente que disponibilizará um novo corretor ortográfico, atualizado com as novas regras, no 2º semestre. Talvez você não tenha pressa e possa esperar até lá. Talvez tenha. E aí?

Bem, a comunidade BrOffice já disponibilizou, antes de completar um mês da vigência do acordo, seu corretor atualizadíssimo, o Vero. Assim, sempre que eu for escrever no meu BrOffice Writer a palavra "idéia" (com acento - norma antiga), por exemplo, vai aparecer uma linhazinha vermelha embaixo me dizendo que, agora, o correto é "ideia" (sem acento - nova ortografia). Melhor ainda, este corretor também foi disponibilizado para o Firefox. Ou seja, no momento em que escrevo este texto, meu navegador está verificando se o estou fazendo em consonância com as novas regras.

Finalmentes
Talvez ele não seja perfeito, ainda estou avaliando. Mas o da MS também não é. Nem será. O fato é que nós que utilizamos free software estamos 6 meses à frente de quem utiliza programas proprietários, sejam pagos ou pirateados.

Aliás, esta é outra vantagem de usar software livre. Nem precisamos pagar - embora possamos contribuir - nem estamos infringindo leis anti-pirataria. Se você gostou da ideia e quer testar, baixe os programas nos links abaixo (se não conseguir baixar clicando diretamente, clique com o botão direito sobre o link e selecione a opção "Salvar Link Como"):

BrOffice (textos, planilhas, apresentações, etc.) - ou http://www.broffice.org/download
Verificador Ortográfico (novas regras, português do Brasil) - ou http://www.broffice.org/verortografico/baixar
Verificador Ortográfico (novas regras, português do Brasil) - ou http://www.broffice.org/verortografico/baixar
Verificador Ortográfico (novas regras, português de Portugal) - ou http://www.broffice.org/verortografico/baixar

Se tiver problemas ao instalar estes programas, no próprio site deles tem instruções de como fazê-lo. Se tiver dúvidas, manda um comentário pra mim que, dentro das minhas possibilidades, eu ajudo com o maior prazer.


Bookmark and Share

Leia também, no Outrolado:

Comentários