Problemas de comunicação (ou: chover no molhado)

No dia-a-dia das organizações, acontecem problemas dos mais diversos tipos, que podem gerar péssimas conseqüências. Às vezes uma coisinha de nada vai se transformando numa bola de neve e, quando percebemos, a coisa já está incontrolável. Fazemos um esforço enorme para apagar incêndios que não precisariam existir se as pessoas passassem a assumir o óbvio: nem todos possuem a mesma informação que nós, na hora em que precisam.

Esta é uma das falhas mais comuns que geram os tais “problemas de comunicação”. Esta falha acontece dentro da cabeça da gente. Às vezes temos uma informação e, por qualquer motivo, assumimos que o colega também já sabe. Na maioria das vezes (pode prestar atenção) a pessoa não sabe mesmo! Daí, não falamos para ela, que não fica sabendo, não toma as providências necessárias e pronto... o circo está armado! Depois é um festival de “eu não sabia”, ou “fulano não me disse”, e por aí vai.

Precisamos urgentemente parar com esta mania. Temos de começar a achar que as outras pessoas não têm a informação e devemos divulgá-la pra todo mundo. Afinal, informação é poder. E quando o conhecimento é compartilhado torna as organizações muito mais fortes e eficientes. Neste caso, é melhor pecar pelo excesso, que pela falta. Melhor correr o risco de chover no molhado do que ficar sem guarda-chuva!

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