Internet: Como Sua Empresa Usa a Rede?

Muitos empresários (muitos mesmo) ainda não despertaram para o potencial que a rede oferece em matéria de divulgação da marca. Outros ainda estão tateando, adentrando neste mundo de forma tímida. Alguns, no entanto, e poucos (poucos mesmo) parece que nasceram no mundo virtual.



Um caso recente aqui no Brasil é o da JetBlue, empresa de aviação norte-americana que está aportando no país com uma estratégia de lançamento exemplarque na internet. Primeiro: por alguma razão (pode ser legal, mercadológica, não sei) eles decidiram que entrariam aqui com outro nome, um nome brasileiro. Só que, em vez de chegar empurrando qualquer nome que lhes viesse à cabeça, ou de fazer uma daquelas pesquisas científicas e tal, resolveram que era melhor que o próprio brasileiro escolhesse o nome da nova empreitada.

Juntaram a fome com a vontade de comer e daí nasceu o site www.voceescolhe.com.br. Inicialmente as pessoas cadastraram-se no site para sugerir um nome para a companhia no Brasil. Neste momento o projeto está na fase em que as pessoas vão votar nos melhores nomes sugeridos: Abraço, Alegria, Azul, Brasileira, Céu, Mais, Nossa, Pátria, Samba e Viva (eu votei no Samba).

O Estrago
Claro, há um aviso discreto informando que não necessariamente o nome mais votado será o escolhido. Mas de qualquer maneira o "estrago" já estará feito. Até o momento da publicação deste artigo, 101.714 pessoas tinham se cadastrado no site, respondendo a um questionário básico sobre seus hábitos de viagem. Isto significa que, quando a empresa finalmente for lançada, já terá mais de 100 mil potenciais clientes com algum tipo de ligação com a empresa. Significa também que, provavelmente, bem mais de 100 mil pessoas (o dobro? o triplo?) estão cientes da promoção e de que vem aí uma nova companhia aérea. Além disso, nestes tempos de sentimento anti-EUA, é uma boa forma de gerar empatia com o público tupiniquim.

Os Finalmentes
Tudo bem, isto nem se compara com uma audiência de TV. Mas que tal algumas revistas? Coloquemos na balança o custo/benefício de uma campanha deste tipo versus uma tradicional, feita somente através de revistas. Adivinha qual ganha?

Isto é só um exemplo de como a internet pode ser um ótimo canal de divulgação, de aproximação com o público-alvo, de fidelização, de interação, ão, ão, ão. Só precisa ter um pouco de criatividade.

Tem um outro exemplo, de uma campanha da cerveja (a boa), que vou comentar num futuro breve. Abraços e até a próxima!


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