1º Texto de Fim-de-ano - 2008

 Foto: Calendário Asteca por Benjamin Earwicker / sxc.hu

É isso aí! O ano chegando ao fim e nós aqui com o espírito preparado e novas e grandes esperanças. Como você observou pelo título, este é o primeiro de uma série de textos de fechamento de ano. Provavelmente sai um no Natal e outro ali pelo dia 31.

Não sabendo (ainda) sobre o que escreverei nos próximos, neste farei algumas considerações sobre a blogosfera:

1ª consideração
Não é nada fácil manter um blog atualizado constantemente (mesmo que não regularmente). Ainda mais quando não se ganha dinheiro com ele (por enquanto, espero). Todos os compromissos do mundo off-line, além da costumeira preguiça, nos impelem a deixar para o dia seguinte o próximo texto.

2ª consideração
Dependendo do tipo de blog que você cria, demora muito para se ter uma visitação considerável. Isto depende também de quão regular e constante é a atualização do blog. Mas sinto que estou no caminho certo.

3ª consideração
Tenho a impressão que um bom blog pode ser uma boa fonte de renda alternativa (eventualmente, principal). Mas também tenho a certeza que esta renda só vem depois de muitos textos publicados, muito acompanhamento e muito trabalho.

4ª consideração
Independente da renda, é sempre uma grande satisfação quando vemos a visitação do blog crescer, mesmo que lentamente (nosso caso), e quando um leitor deixa comentário sobre o que acaba de ver. Melhor ainda quando é elogiando.

5ª consideração
Nem sempre o assunto que mais nos interessa é o que gera mais reação no leitor. Exemplo nosso foi o texto sobre a campanha da ABTA contra as cotas na TV paga (!). Campeão de comentários e eu escrevi só porque achei um acinte o terrorismo que eles estavam fazendo. Aliás, aproveito para agradecer aqui todos que deixaram comentários, não apenas no texto citado, mas também em outros.

É apenas a ponta de uma reflexão sobre o que aprendi a respeito de blogs este ano. Gostou? Não gostou? Concorda? Discorda? Então me diga! Deixe seu comentário e terei o maior prazer em discutir suas idéias sobre o assunto.

Boa sorte, saúde e sucesso!




Bookmark and Share

Comentários

  1. oi sou do yahoo você disse que poderia me ajudar a monitorar meu blog é para isso disse que eu vinhesse aqui é deixa-sse um comentario que você veria se poderia me ajudar.

    www.audienciadeemissoras.blogspot.com

    esse ai é meu blog visita é por favor me ajuda

    ResponderExcluir
  2. oi, sei que vc'tem muito talento e a cada dia vejo que tem crescido...
    nao entendo muito de blog, mas o conheco, pouco eu diria, apesar de ter convivido anos com vc. sei que podemos ser bons amigos e é esse o meu desejo pra 2009, que possamos ser mais que irmãos, te amo nani!

    ResponderExcluir

Postar um comentário