Vídeo-leituras Coletivas: Proust e Assis na Tela

Começa nesta terça-feira, 09/12, uma minissérie da Rede Globo que promete se tornar mais um dos grandes bons momentos da TV brasileira: Capitu. Vamos ver assim que ela for ao ar. Mas o que chama a atenção mesmo, pelo menos antes da estréia, é o site da série. E dentro dele o projeto Mil Casmurros.

Quantos?
Na verdade, quantos não importa. Importa é que o projeto é uma ótima idéia que, ao que tudo indica, foi pinçada do projeto de Véronique Aubouy, sobre a obra de Marcel Proust. O negócio é o seguinte, pessoas comuns e célebres gravam trechos do livro Dom Casmurro, do mestre Machado de Assis, no qual é baseada a série Capitu. Ao final ter-se-á uma video-leitura coletiva da obra, que é, no mínimo, interessante. Qualquer pessoa pode participar, e ainda há muitos trechos do livro por serem gravados. Visitei o site do projeto, mas eles não dão a opção de colocar os vídeos em outras páginas de internet, portanto será necessário ir lá pra ver.

Idéia!
Tanto a notícia dos "Mil Casmurros", quanto do projeto de Aubouy, quanto uma rápida e rasteira leitura da lei dos direitos autorais, quanto o projeto Viva Livro, da jornalista Graziela Guardiola,  me deram uma idéia que pretendo implementar em breve e que você, leitor do com!pensar, ficará sabendo em primeira mão. Estou formatando (na minha cabeça, ainda) e em janeiro/2009 a divulgarei aqui para apreciação, críticas e participações.

Boa sorte, saúde e sucesso!

Veja também aqui no com!pensar:
Cinema & Literatura: Mais um (Grande) Escritor Convertido ao Mundo do Cinema
Biblioteca 2.0: Conceito Colaborativo Extrapola Fronteiras da Internet

** Retrato do artista quando jovem obtido no site da Academia Brasileira de Letras




Bookmark and Share

Comentários