Vão os Nerds Conquistar o Mundo?

Não, não é do Google que estou falando. Mas a julgar pela quantidade de material que aparece a cada dia na mídia voltado para este público... sei não! Boa parte deste material está na TV por assinatura/cabo, mas eventualmente isto vai extravasar para outras bandas da mídia, e da sociedade (?), e aí... bem... será a vingança dos nerds.

Koothrappali, Leonard, Penny, Sheldon e Wolowitz, personagens de "Big Bang Theory" - Foto obtida no blog Jovem Nerd, sem indicação do autor.

O primeiro programa que me chamou a atenção para este assunto foi um britânico, The IT Crowd (algo como O Povo da Informática), sobre uns funcionários esquisitos do setor de Tecnologia de uma empresa esquisita com um chefe mais do que esquisito. Começou em 2006, mas aqui no Brasil não passa mais. Depois veio o N3MBERS (Números), sobre um professor de Matemática que ajuda o FBI a resolver os casos mais diversos. Este ano apareceram The Mentalist (O Leitor de Mentes, na tradução livre) e The Eleventh Hour (A Décima Primeira Hora). O primeiro é sobre um consultor da polícia que é extremamente hábil em 'ler' as situações e as pessoas. O segundo tem histórias de um consultor do FBI para a área científica e os casos que ele ajuda a resolver.

A Teoria na Prática
Um pouco antes destes 2 apareceu o que pra mim representa e resume o espírito deste post: The Big Bang Theory (A Teoria do Big Bang). São 4 caras completamente nerds, ou geeks, ou CDFs, com personalidades bem diferentes, que vivem uma vida de nerd (quase que estereotipada) e não são muito bons em relacionamentos (seja com pessoas do sexo oposto ou não). A comédia acontece, na maior parte, quando eles contracenam com uma vizinha de tirar o chapéu - embora, felizmente, ainda não tenham "apelado" para vulgaridades, como fazem muitos filmes afins.

O fato é que a mídia em geral, e a TV em particular, tem a propriedade de antecipar tendências e de ir "preparando" a cabeça das pessoas para estas tendências. É o caso de Barack Obama e de Hillary Clinton, que será discutido em breve aqui. É o caso também dos relacionamentos homossexuais e do divórcio.

Claro que, se os nerds vão mesmo dominar o mundo, só o tempo dirá. Por enquanto, o candidato mais forte a este posto é o Google, e, olha só que coincidência, são dois caras altamente CDFs os donos do bicho!





"1.5 Terabytes Elevam a Memória até o Céu"
De todo modo não é só na TV que isto ocorre. Um dos hits do momento no Youtube é o vídeo abaixo (em inglês), feito por dois geeks. Espia só:


** Veja também aqui no com!pensar:
Heroes e House: Duas Séries com 'H' Maiúsculo


Bookmark and Share

Comentários