Como usar a web 2.0 para melhorar os resultados de sua empresa - parte II - blogues



Imagem abaixo editada por Alexandre Gameiro, sobre original de ilker
No texto anterior sobre este assunto, fiz uma breve apresentação das possibilidades que a chamada Web 2.0 disponibiliza para ajudar as empresas, inclusive as pequenas e médias, a divulgarem seus produtos e sua marcas pela internete. Em resumo, ter um e-mail e um site institucional não resolvem mais a sua comunicação pela rede. Hoje temos blogues, twitter, msn, gtalk, skype, orkut, facebook, myspace, linkedin e tantas outras ferramentes sociais que ajudam, e muito, a não apenas comunicar-se com os públicos alvo, mas também criar e fortalecer o vínculo com eles.

O problema para a maioria dos empresários é, diante de tanta diversidade, por onde começar. Muitas pessoas que já utilizam a rede regularmente, para fins profissionais, não podem prescindir de pelo menos 2 ferramentas: uma conta de e-mail e um comunicador instantâneo (instant messenger, IM), como o MSN, Gtalk ou Skype. Mas falaremos destas ferramentas mais pra frente. Hoje quero falar de algo que tomou de conta da rede nos últimos 2 anos: os blogues.

Mas o nome não é blog, sem 'ue'?
Imagem à direita: jaylopez
É, só estou aportuguesando a coisa. O importante mesmo são os benefícios que podem ser colhidos com o uso eficiente desta ferramenta. Se você ainda não sabe bem o que é um blogue, explico: é uma espécie de site, que funciona como um diário virtual, onde é possível publicar regularmente textos, fotos, imagens, reflexões e praticamente tudo que pode ser publicado normalmente na rede.

Mas se é assim, qual a diferença do blogue pro site? A principal é que os blogues foram criados para serem diários pessoais, onde as pessoas falavam da própria vida, e ainda são muito usados desta maneira. Por isso mesmo, são um jeito mais informal de comunicação, que tendem a, se bem utilizados, formarem comunidades em torno deles, aproximando as pessoas. Traduzindo para o administrês, é uma ótima ferramenta para fidelizar clientes e se relacionar com os públicos alvo.

E como posso usá-los? É muito simples. As principais ferramentas são, ambas em português, o Wordpress e o Blogger. Alguns dizem que tecnicamente o Wordpress é melhor, embora eu particularmente prefira e use o Blogger (e isto podia ser, mas não é jabá). Há também ferramentas de blogar no UOL, Terra, IG, Comunique-se, Interney, DiHitt e Ueba, para citar algumas das principais em português.

Gostei, por onde começo?
Você pode começar dando uma olhada em blogues de outras empresas como este do Carrefour, este da Esab - Escola Superior Aberta do Brasil, o da Sanna Consultoria Empresarial, da Tecnisa e este da Acessórios Sex Shop. Como você vê, não precisa falar especifica e diretamente da sua empresa, embora possa e até deva. E apesar de eu ter citado alguns blogues de grandes empresas, o fato é que você não precisa ser grande para começar um blogue: as ferramentas estão aí de graça. Se não quiser ou não puder pagar um bom jornalista ou escritor para fazer os textos (o que eu recomendo), é possível às vezes encontrar um talento na própria empresa.

Repare que não estou dizendo que vai ser fácil, ou que imediatamente você vai sentir os impactos positivos nas vendas. Não é isso. Blogar é quase como plantar uma árvore: você tem que regar e cuidar todos os dias para que ela dê frutos. Mas que os frutos, que são o relacionamento da sua empresa com seus públicos, certamente crescem fortes e apetitosos, ah, isso acontece! Pode apostar.




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Comentários

  1. Opa, este é um comentário de contagem regressiva para a coletiva O livro da Minha Vida. Espero vc amanhã.

    Abraço!

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