Como usar a Web 2.0 para melhorar os resultados de sua empresa - parte I

Cada vez mais a internete se torna uma ferramenta valiosa para a comunicação de todo e qualquer tipo de empresa, desde as mais absurdamente grandes, como GE e Toyota, até as menores, em qualquer canto do planeta.

Imagem abaixo editada por Alexandre Gameiro, sobre original de ilker
 
Não apenas pelo que está disponível na rede, em termos de serviços que ajudam a estreitar o relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores, mas também pelo crescimento do número de pessoas com acesso à rede.

Para você ter uma idéia melhor, somente em 2008, a quantidade de internautas residenciais aumentou 14,7% no Brasil, atingindo mais de 24 milhões de usuários. É pouco, comparado à TV, que chega a praticamente todos os lares brasileiros, mas é extremamente significativo, comparado a outras mídias como revistas e jornais, e representa pouco mais de 13% da população brasileira (cerca de 183 milhões de habitantes, em 2007). E estamos falando apenas dos internautas residenciais.

E o que minha pequena empresa tem a ver com isso mesmo?
Bem, se a sua empresa ainda não utiliza a internete para se relacionar, fidelizar e angariar mais clientes, então você está alguns passos atrás do concorrente que usa. Provavelmente você tem e-mail e uma conta do MSN. Talvez uma do Skype e um sitezinho estático, com informações institucionais da empresa.

Pois saiba que isto não é suficiente. No mundo da rede 2.0, ou Web 2.0, como se apelida a nova geração de serviços sociais (Orkut, LinkedIn, Facebook, Blogues, Twitter, etc.), se a sua empresa está preparada para ser 2.0, parabéns. Mas se ela não está, ou você não tem a menor idéia do que significa tudo isso, está perdendo uma chance de ouro de melhorar os resultados e a imagem da marca (você tem uma, né?). Melhor de tudo: boa parte dos bons serviços é completamente gratuita!

Fique conectado aqui no com!pensar, pois esterei publicando regularmente dicas de como sua empresa pode usar os serviços da Web 2.0 para marcar pontos com seus públicos e, naturalmente, faturar mais. Se não tiver tempo, nem paciência para acompanhar nossas futuras publicações, deixe um comentário neste artigo, indicando seu nome, e-mail, empresa e como você gostaria que eu te ajudasse a fincar sua bandeira neste terreno.

Abraços, Saúde e Sucesso!



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