American Idol: os gringos como eles são

Estou assistindo American Idol neste momento, admito! E devo confessar que o negócio é divertido! Não é nem de longe o melhor programa que passa na TV (tanto aberta quanto por assinatura), mas consegue entreter e divertir quando você não tem muita coisa pra fazer. Os tipos que passam pelo crivo dos jurados são os mais diversos que você possa imaginar, indo desde o caipira esquisitão até a dondoquinha mimada, passando pelo japa fantasiado de cafetão. O show é um desfile de figuras divertidíssimas.

E a música?
Passando para o lado da música... bem, é pra isso que ele serve, né? Descobrir o novo "ídolo (norte-)americano" da música pop. Assisti a vários programas da última temporada (ok, outra confissão!) e devo dizer que eles de fato encontram muita gente talentosa.

O problema é que eles procuram alguém que se encaixe num padrão do que eles consideram que será aceito pelo público de lá (e eventualmente do resto do mundo também). Resultado: vão pasteurizando demais a coisa, vai ficando tudo muito igual. Não deixam espaço para uma voz levemente "suja", ou trêmula e têm uma fixação doentia por tons-altos-cantados-por-vozes-cristalinamente-limpas-saindo-da-boca-de-jovens-belos-e-sarados-que-serão-os-próximos-celine-dions.

Os verdadeiros american people
Isto é legal, mas não é tudo! É o tipo de coisa que faz com que a gente não tenha grandes novidades na música (com raríssimas exceções). Exemplo são estas novas bandas de "rock" que parecem todas iguais, mudando só o nome e a cara dos "roqueiros".

No mais, a diversão é garantida. Eu acho! Ah... e tem a vantagem de mostrar para o resto do mundo quem e como são os verdadeiros american people (dá uma olhada só na moça da foto).


<< Star Trek: o início da última fronteiraFotografia: pôr-do-sol (ou aurora) num rio desses... >>



Comentários