Tropa de Elite: um outro Cidade de Deus?

Vai pedir pra sair, ou o quê? - via Um Blog em Quadrinhos
"Era um prêmio que eu, sinceramente, não esperava". Com esta afirmação e uma cara de felicidade do tamanho do mundo (ô exagero!), o diretor José Padilha (o todo-dentes da foto abaixo) define, na verdade, o sentimento de boa parte dos brasileiros (exagero?).

Quem esperava por este prêmio? Melhor, quem esperava por "Tropa de Elite"? Ninguém, mas eles vieram, foram vistos e venceram. Este é um daqueles acontecimentos que lavam a alma da nação, nestas épocas sombrias de cartões corporativos voadores e CPIs surreais.

Se você não sabe do que estou falando, o grande sucesso do cinema nacional de 2007, o filme "Tropa de Elite", acaba de levar o prêmio maior do festival de Berlim: o Urso de Ouro, honraria antes somente alcançada pelo não menos importante "Central do Brasil", em 1998. Aliás, o festival de Berlim cada vez mais se consolida como um dos mais importantes e prestigiados eventos do cinema mundial, ao lado do Oscar, de Cannes e de Sundance.

E Cidade de Deus nisso?
Pela trajetória de "Tropa" e pelo vulto que o filme vem tomando desde seu lançamento nos camelôs brasileiros, arrisco-me a dizer que pode estar nascendo aí um outro filme do porte de "Cidade de Deus". Eu e o Brasil inteiro esperamos que sim. E que cada vez mais venham filmes como estes: ganhadores de festivais, mas, acima de tudo, ganhadores do prestígio e da audiência tupiniquins. Que o diga "Meu nome não é Johnny".

PS: Desculpem a demora em atualizar o blog, mas estou finalizando um projeto (que você vai ficar sabendo) e creio que até o dia 23/02 voltarei a escrever com mais regularidade aqui. Tenho muitos assuntos a tratar aqui e só parei para este, porque não tinha como deixar isto passar em branco, né? Abraços, saúde e sucesso!


<< Thriller: 25 anos e um Golimar depoisFotografia: a parede amarela >>



Comentários