Política na Internet: Vamos Arregaçar as Mangas?



Nas eleições de 2008, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) provocou uma comoção nacional ao editar normas que restringiam o uso da Internet na campanha. Era (e ainda é) permitido tão somente a elaboração de um site do candidato, em cujo endereço deveria constar o nome e o número do candidato.

Desnecessário dizer que o ato do TSE foi completamente descabido de noção, literalmente!!, uma vez que a Internet é um veículo democrático por excelência. Hoje, qualquer pessoa pode criar um blog, sem custo, e divulgar suas ideias. No caso do político/candidato, seus planos e propostas. Nos jornais impressos, em comparação, a dificuldade para "aparecer" como notícia é enorme, sem contar os altos custos para publicação de anúncios pagos. Isso para não falar em rádio e, especialmente, TV.

Por qual motivo então os juízes restringiram tanto a possibilidade de uso de um meio tão acessível? Não sei, mas em parte a culpa disso é dos próprios políticos que não perceberam o potencial deste meio. Em parte, a culpa é nossa, de nós que trabalhamos como assessores de comunicação destes políticos, que não nos mobilizamos para apresentar-lhes devidamente todos os benefícios que podem advir do correto uso desta fantástica ferramenta de comunicação (que o diga Barack Obama).

Que tal, vamos arregaçar as mangas? 

Então aí vai a sugestão: que nós discutamos on e off line este assunto e apresentemos aos nossos políticos pelo menos um texto com sugestões  do que possa ser regulamentado em relação ao uso da Internet em campanhas eleitorais. Já estamos em cima da hora, outubro está bem aí na esquina.

O interesse é nosso e deles, dos candidatos, mas tenho certeza de que todo o processo democrático sairá fortalecido com isso. E a sociedade, a grande vencedora.

Então estou aceitando sugestões de como efetivar o que proponho. Penso em criar, a princípio, uma comunidade no orkut onde poderão ser discutidas ideias. No mais, tudo depende do seu apoio e da sua colaboração.

Saiba mais em:




Bookmark and Share

Comentários

  1. Este é comentário convite para a blogagem coletiva O filme da minha vida que acontecerá em abril lá no Fio. Se puder, participe ou apareça para conferir o evento.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Este é um comentário convite.
    Como vc participou da coletiva O livro da minha vida, estou convidando para mais um evento sobre literatura em 18 de abril no Fio de Ariadne.
    Visite o Fio amanhã, 08 de abril e, caso se identifique com a ideia, coloque seu nome na lista e concorra a um livro da Jorge Zahar Editor.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Gostei muito do blog, dos post ref. a tecnologias, dei uma lida em algumas máterias e realmente são ótimas.
    Enfim, eu faço Jornalismo, e meu blog é um trabalho ref. a tecnologia, e as consequências dela no mercado, junto com a crise e globalização.
    Eu e meu grupo estamos "ajeitando" ele.
    Gostaria de linkar vocês e caso fosse possível de você nós linkar Tambem.

    www.roboin.blogspot.com

    Obrigada,
    Roboin - Juliana Isaias

    ResponderExcluir

Postar um comentário